quinta-feira, 27 de junho de 2013

História do Colégio Central



Histórico do Colégio Estadual da Bahia: Central

O Colégio Estadual da Bahia – Central foi criado pela Lei n. 33 de 9 de março de 1836  com a denominação de Liceu Provincial da Bahia, passando a funcionar apenas em 1837 quando da sua instalação no Convento dos Frades Agostinianos, atual Universidade Católica do Salvador - UCSal, na Palma. O advento da República altera sua denominação, em 1890, para Instituto Oficial de Ensino Secundário. Em função das deficiências concernentes à sua grade curricular, passa, em 1895, a ser equiparado ao Colégio Pedro II, na época Ginásio Nacional, recebendo a denominação de Ginásio da Bahia. Com este nome atravessou o inicio do século XX destacando-se como educandário de excelência, e em 1942, a partir da Reforma Capanema, recebe a denominação de Colégio Estadual da Bahia. Não atendendo às crescentes demandas de seus educandos, passou a estabelecer seções em prédios distintos do seu conjunto patrimonial, obtendo, a partir de 1949, a denominação de Colégio Estadual da Bahia – seção CENTRAL, com a qual ficou consagrado até os dias de hoje.
  Constituiu-se, enquanto vanguarda, no que se refere às relações sociais de Gênero por abrigar turmas mistas, matriculando quatro alunas em 1900. Enquanto o Colégio Pedro II, seu referencial de equiparação, registra em seu corpo discente a primeira aluna em 1931, o Central, na época Ginásio da Bahia, conta com a sua primeira professora, Hedyr Peltier dos Santos Cajueiro, em 1927. 
O educandário em pauta destaca-se, também, no que se refere à excelência de sua proposta pedagógica por ter implantado em 1936 o Curso Complementar destinado às carreiras de Direito, Engenharia, Medicina e Odontologia. Neste diapasão, vale ressaltar, que de cada cem vagas oferecidas pela Faculdade de Medicina, oitenta eram preenchidas por alunos deste Colégio.

O Colégio Estadual da Bahia exerceu papel fundamental durante a Ditadura Militar, uma vez que se tornou epicentro de manifestações contra o regime ditatorial e muitos de seus alunos passaram a se engajar no movimento estudantil contra-atacando a opressão que se instalou no país.

Compuseram seus quadros docente e discente expoentes da sociedade baiana de consignada reputação, sendo a única instituição educacional secundarista pública até 1942, em Salvador. Sua trajetória pedagógica se caracteriza por ministrar, até a crise que se instala nos anos 70 do s. XX, uma educação democrática e de excelência, contemplando as classes menos privilegiadas, negros e mulheres, que passam a se destacar no cenário intelectual soteropolitano.
                                                 Déborah Kelman



5 comentários:

  1. Tenho orgulho em dizer que fui aluna do Colégio Central nos idos de 1977 a 1979. Tendo sido aluna e conhecendo a sua história e a importância na formação educacional baiana, muito me entristece o abandono e a decadência a que esta instituição foi submetida pelos nossos desgovernantes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu, que fui aluno do CENTRAL durante a ditadura militar, subscrevo e atesto o aqui escrito pela historiadora Débora Kelman.

    (Paulo Oisiovici)

    ResponderExcluir
  4. Não vi nada sobre a palestra proferida por ex-alunos do CENTRAL. Uma pena. Espero que não tenha sido censurada.

    ResponderExcluir